segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Palavras da doutora.

"O que você teve foi grave e você não é fiteira. Não ouça ninguém, porque ninguém sabe o que você está sentido", disse a doutora um dia em que a família estava praticamente toda no quarto do hospital, e acho que ninguém ouviu, porque os conselhos de como devo conduzir a minha vida continuaram.
Mas eu ouvi e muito bem, e sigo à risca o que ela disse por que é uma verdade incontestável.
Mas as pessoas por algum mecanismo de defesa não querem ouvir. 
Ninguém está preparado para um diagnóstico duro como a embolia. Nem para mim caiu a ficha ainda, portanto ainda está difícil de aprender a conviver com.
Não me sinto doente. Parece que é assim, portadores de doenças graves passam por várias etapas e uma delas é a negação.
Embolia pulmonar bilateral. 50% de cada pulmão mortos atualmente, podendo regredir (desentupir) várias artérias, mas algumas nunca mais serão recuperadas.
Por quê? Não sei, não existe uma explicação.
Realmente não sou uma pessoa controladora, que tem que ter o controle da vida, de tudo e de todos, sempre fui do tipo deixar a vida me levar, mas com responsabilidade. Então não está sendo tão complicado lidar com as doenças. 
A doença te tira da zona de conforto, você não sabe mais nem o que vai acontecer no dia seguinte, planejamentos devem ser desfeitos por intercorrências próprias da doença e efeitos colaterais de medicações.

Mas enfim, finalmente em casa, na minha caminha, sem conseguir pensar na nova vida. Viver fora da zona de conforto é isso mesmo. Mas fazer o quê? Talvez seja este o aprendizado, além de cultivar a paciência, saber esperar, ver o lado bom da vida. 


Fruta fresca.

Queria ser saboreada
Lentamente
Seus sucos a escorrerem
Entre lábios e dentes

Tinha cheiro e sabor de fruta fresca. 










A poesia morreu provisoriamente, não sei se volta. Cair na real sem anestesia é assim mesmo, creio eu. Então busquei uma leve para vocês, tarefa difícil, porque eu era muito intensa. Espero que gostem. 

2 comentários:

Meri Pellens disse...

Poxa, 50% de cada pulmão!
Tomara que recupere. Orando, viu?
Força, foco e fé, amiga.
Beijo...

Lise disse...

É isso amiga, cada dia é um dia. Não se preocupe, relaxe.